Agêwncia Brasil
Na noite desta quarta-feira (17), o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), revelou sua intenção de colocar em pauta a discussão de um requerimento de caráter de urgência relacionado a uma proposta de lei que visa conceder perdão aos participantes dos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023.
Essa medida, se aprovada, permitirá que o projeto avance com maior celeridade na tramitação, eliminando formalidades regimentais e prazos tradicionais, além de possibilitar sua votação direta no plenário em momentos futuros.
"A busca do Brasil por estabilidade e um futuro baseado no diálogo e na compreensão é fundamental. O país precisa avançar. Dentro da Câmara, existem opiniões diversas e interesses diferentes em relação aos acontecimentos de 8 de janeiro de 2023.
É responsabilidade do plenário, como instância soberana, tomar uma decisão. Por isso, hoje vamos pautar a urgência de um projeto do deputado Marcelo Crivella para debater o tema. Se aceito, um relator será nomeado para elaborar uma proposta que possa conquistar o apoio da maioria da Casa.
Como presidente, meu papel é conduzir esse processo com imparcialidade, observando o Regimento Interno e o Colégio de Líderes", afirmou Motta em publicação nas redes sociais, após se reunir com líderes partidários na Residência Oficial da presidência da Câmara.
A votação do requerimento de urgência deve ocorrer ainda na noite de hoje. Para ser aprovado, é necessária a maioria absoluta dos votos dos deputados federais.