Na segunda-feira (15), às 16h (horário de Brasília), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) realizará uma transmissão ao vivo no canal oficial da pasta no YouTube, com o objetivo de esclarecer questões dos candidatos classificados na lista de espera do primeiro Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 1).
Os participantes que desejam manter sua posição na fila precisam declarar interesse nos cargos até às 23h59 de quinta-feira (18), horário local. A etapa de manifestação é obrigatória para que os aprovados permaneçam na lista de espera, sob pena de exclusão caso não seja realizada até o prazo estipulado. Para participar, os candidatos podem enviar suas dúvidas previamente pelo perfil do MGI no Instagram ou diretamente pelo chat durante a transmissão ao vivo.
Os candidatos classificados que não manifestarem interesse dentro do período perderão a chance de participar de futuras convocações nesta edição do concurso, sendo removidos da lista de espera. Ressalta-se que a declaração de interesse não garante direito à vaga nem à nomeação ou posse. Para verificar as vagas disponíveis na lista, é necessário acessar a área do candidato no portal do CPNU 1. Para realizar a manifestação, o participante deve possuir uma conta Gov.Br de nível Prata ou Ouro. Dentro do aplicativo Sou.Gov, é preciso confirmar o interesse separadamente para cada cargo listado na fila de espera.
Para agilizar processos futuros de nomeação e posse pelos órgãos envolvidos, recomenda-se que aqueles que têm certeza de não querer assumir a vaga comuniquem sua decisão de “não tenho interesse”. A possibilidade de alterar a resposta permanece até quinta-feira, permitindo várias modificações.
O Ministério da Gestão divulgará as novas listas de espera com as vagas remanescentes até o dia 10 de outubro, baseando-se nas manifestações de interesse recebidas. Todos os aprovados que participaram da lista de espera serão notificados por e-mail cadastrado durante a inscrição do concurso de 2024, além de receberem avisos na caixa postal do portal Gov.Br.