Na manhã desta segunda-feira, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS confirmou que o empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, popularmente chamado de 'Careca do INSS', comparecerá presencialmente ao colegiado às 16 horas.
A confirmação veio tanto de membros da comissão quanto da própria defesa do empresário. A informação foi divulgada com exclusividade pela CNN e reforçada pelo relator da CPMI, deputado Alfredo Gaspar (União-AL).
Segundo ele, o advogado do empresário confirmou que Antônio Carlos Antunes estará presente na reunião, cujo interesse em participar foi manifestado pelo próprio investigado. Gaspar também revelou que o presidente da CPMI, Carlos Viana, foi quem recebeu a comunicação oficial. A negociação para a presença do empresário ocorreu após o ministro André Mendonça, do S
upremo Tribunal Federal, emitir uma decisão que desobriga Antônio Carlos de comparecer à CPMI. Na decisão, Mendonça afirmou que, embora a Polícia Federal possa convocar o empresário, sua presença não é obrigatória.
De acordo com as investigações, 'Careca do INSS' atua como intermediário em fraudes envolvendo a concessão de benefícios indevidos. Ele teria recebido os valores debitados irregularmente e repassado parte desses recursos a servidores do INSS, familiares ou empresas relacionadas. Já Camisotti, outro investigado, é apontado como um possível beneficiário final. Ambos negam qualquer envolvimento em atividades ilegais.