Na última quarta-feira (3), a Secretaria de Estado da Primeira Infância (CRIA) anunciou o resultado final do edital de participação no projeto intitulado "Alagoas Sem Fome na Infância". A seleção aprovou um total de 55 municípios, que passarão a fazer parte de uma ação do governo estadual voltada a combater a desnutrição entre os pequenos.
Entre as localidades beneficiadas está Joaquim Gomes, que integra a lista junto com Novo Lino e Jacuípe, expandindo o alcance da iniciativa na região. Lançado em 28 de julho, o projeto resulta de uma parceria entre o CRIA, o programa Alagoas Sem Fome e o Centro de Recuperação e Educação Nutricional (Cren).
A etapa inicial envolve a indicação de profissionais pelos municípios, responsáveis por realizar ações de busca ativa, diagnóstico e acompanhamento de crianças em situação de desnutrição, promovendo acesso às políticas públicas essenciais para promover o desenvolvimento saudável. O programa Alagoas Sem Fome na Infância nasce de um compromisso sério com o bem-estar infantil, buscando assegurar que nenhuma criança sofra com a fome.
A participação dos municípios é crucial para o alcance dessa meta. Com a aprovação, Joaquim Gomes receberá apoio do Governo alagoano no enfrentamento de um dos mais graves problemas sociais: a insegurança alimentar entre crianças. Essa iniciativa reforçará o trabalho já realizado pelas redes municipais de saúde e assistência social, ampliando as ações de proteção às crianças vulneráveis.
A lista dos municípios vencedores inclui Arapiraca, Batalha, Belo Monte, Branquinha, Cacimbinhas, Cajueiro, Campo Alegre, Canapi, Capela, Carneiros, Chã Preta, Coqueiro Seco, Delmiro Gouveia, Estrela de Alagoas, Feira Grande, Girau do Ponciano, Igaci, Igreja Nova, Jacuípe, Jaramataia, Jequiá da Praia, Junqueiro, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Major Izidoro, Maragogi, Maravilha, Marechal Deodoro, Maribondo, Matriz de Camaragibe, Minador do Negrão, Monteirópolis, Murici, Novo Lino, Olho d'Água das Flores, Pão de Açúcar, Pariconha, Passo de Camaragibe, Penedo, Piaçabuçu, Pilar, Pindoba, Piranhas, Poço das Trincheiras, Quebrangulo, Rio Largo, Santa Luzia do Norte, Santana do Mundaú, São Brás, São Miguel dos Campos, São Miguel dos Milagres, São Sebastião, Senador Rui Palmeira e Teotônio Vilela.
A consulta detalhada dos critérios utilizados para a seleção pode ser feita no site oficial: www.cria.al.gov.br.