20/09/2025 22:29:36

Mundo
15/09/2025 02:00:00

Autoridades americanas cancelam visto de médico brasileiro após comemoração de assassinato

Recusa do visto ocorreu após postagem que celebrava a morte de ativista conservador nos EUA

Autoridades americanas cancelam visto de médico brasileiro após comemoração de assassinato

O vice-secretário de Estado dos Estados Unidos, Christopher Landau, comunicou neste sábado (13) que determinou a revogação do visto do cirurgião neurovascular brasileiro Ricardo Barbosa, após ele ter feito uma postagem comemorando a morte do ativista de direita Charlie Kirk. Landau afirmou que instruiu o setor consular a tomar todas as providências necessárias para impedir a entrada do profissional no país.

A medida faz parte de uma iniciativa de políticos conservadores americanos, que têm como objetivo retirar o visto de estrangeiros que celebraram publicamente o assassinato de Kirk, ocorrido na última quarta-feira (10), na Utah Valley University.

O atirador, Tyler Robinson, de 22 anos, foi detido pelo FBI dois dias após o crime. O comentário de Barbosa no Instagram, onde escreveu “Um destaque a esse companheiro com mira precisa. Coluna cervical”, foi considerado por Landau como o episódio mais alarmante entre as respostas recebidas até então.

O representante também solicitou que as instituições médicas brasileiras investiguem a postura de Barbosa, questionando como um profissional de saúde poderia desejar a morte de seus adversários políticos. A ação ocorre em meio a uma forte reação de setores políticos conservadores nos EUA, que têm buscado coibir manifestações de celebração a atos violentos contra figuras públicas, especialmente nas redes sociais.