Agência Brasil
O Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), anunciou a disponibilização de um total de 7.8 mil oportunidades de formação avançada gratuita destinadas a professores vinculados às redes públicas de ensino fundamental. Do total, 7.584 vagas são destinadas a programas de mestrado e 228 para doutorado, ambos voltados à formação profissional. Os cursos oferecem modalidades presenciais e híbridas. Esta ação integra o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu voltado à qualificação de docentes da Educação Básica (ProEB).
Os editais destinados ao processo seletivo já estão disponíveis e contemplam dez cursos de mestrado profissional e um de doutorado em áreas como biologia, física, matemática, química, sociologia, filosofia, artes, letras, educação inclusiva e história, este último também com vagas específicas para doutorado profissional. Para acessar os editais, clique aqui.
Cada programa de pós-graduação possui seus próprios prazos de inscrição, devendo os interessados consultar os detalhes de cada edital individualmente. Para os cursos de mestrado em biologia, física, matemática e química, as inscrições se encerram ainda neste mês. As aplicações para os mestrados em sociologia, filosofia, artes, letras, educação inclusiva e história têm seus prazos finais em outubro. Para o doutorado em história, o prazo termina em novembro. Apesar de os cursos serem gratuitos, algumas instituições podem cobrar uma taxa de inscrição para participação no processo seletivo.
Capacitação de professores
Este programa tem como meta promover a formação contínua de docentes de todo o país, oferecendo vagas em cursos de mestrado e doutorado profissionalizantes em várias áreas do conhecimento. As atividades são realizadas através de uma rede nacional de universidades públicas reconhecidas pela excelência na formação de professores. Além disso, a iniciativa conta com o apoio de instituições parceiras ligadas às sociedades científicas de diferentes áreas, como a Sociedade Brasileira de Física (SBF) e a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
O programa ProEB é uma das ações do projeto Mais Professores para o Brasil, lançado pelo MEC em janeiro de 2025, com o objetivo de valorizar os profissionais do magistério e promover a qualificação docente.