20/09/2025 22:37:47

Acidente
12/09/2025 15:00:00

Hospital Federal promove grande operação de atendimentos especializados neste sábado

A iniciativa faz parte de uma ação nacional do programa Ebserh em Colaboração, em parceria com os ministérios da Educação e da Saúde

Hospital Federal promove grande operação de atendimentos especializados neste sábado

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está se preparando para realizar uma nova rodada de atendimentos especializados neste sábado (13), a partir das 9h. A ação faz parte do esforço nacional denominado "Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas", que mobiliza cerca de 45 unidades de saúde federais.

Estima-se que quase 400 procedimentos serão realizados neste dia, incluindo uma variedade de exames, cirurgias e coleta de laudos, marcando o maior mutirão já organizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Este mutirão visa diminuir as longas filas para exames e cirurgias eletivas, além de garantir que os pacientes tenham acesso oportuno ao tratamento necessário. Além disso, há a meta de ampliar em 40% a produção de cirurgias eletivas ao longo do ano, contribuindo para uma maior eficiência no sistema de saúde pública.

Diversas ações já vêm sendo realizadas, com melhorias nos fluxos internos do hospital, resultando em avanços no atendimento à comunidade. Durante a operação, a maior concentração de procedimentos será nos exames laboratoriais. Também estão agendadas, para o mesmo dia, diversas cirurgias — incluindo as de cabeça e pescoço, oncológicas, pediátricas, oftalmológicas, ginecológicas e pequenas intervenções cirúrgicas.

Além disso, procedimentos de imagem como colonoscopias, ressonâncias, ecocardiogramas pediátricos e raio-x contrastado de esôfago serão realizados, assim como coletas e análises clínicas, laudos patológicos e colposcopias com biópsia. A organização do atendimento é feita por meio de uma fila de agendamento, gerenciada pelo sistema de regulação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e pelo próprio sistema do HU. Assim, não haverá atendimentos de emergência ou demanda espontânea durante o mutirão. O superintendente do HU, professor Célio Rodrigues, destaca que o objetivo é reduzir o tempo de espera para resultados de exames que atualmente levam até uma semana, com a expectativa de eliminar as filas para laudos, especialmente os oncológicos, em até dois meses. Essa iniciativa permitirá maior agilidade também nos procedimentos que dependem desses resultados.

A direção da Ebserh tem atendido às necessidades assistenciais do hospital, planejando uma nova expansão de leitos e a ampliação do horário de funcionamento dos serviços cirúrgicos. Essas medidas visam diminuir as filas, sobretudo nas áreas cirúrgicas, e melhorar o fluxo de atendimentos. O projeto "Dia E" faz parte do programa maior chamado Ebserh em Ação 2025, promovido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Essa iniciativa estratégica busca ampliar o acesso do público às cirurgias eletivas e procedimentos diagnósticos e terapêuticos em todo o Brasil.

Está alinhada ao programa "Agora Tem Especialistas," lançado pelo presidente Lula em parceria com o Ministério da Saúde, com o objetivo de diminuir as filas e reduzir os tempos de espera no SUS. O HU da Ufal integra a Rede Ebserh desde 2014. Criada em 2011, essa estatal administra atualmente 45 hospitais universitários federais, apoiando suas operações com uma gestão de alta qualidade. Como unidades vinculadas a instituições de ensino superior, esses hospitais atendem tanto pelo SUS quanto ao desenvolvimento de formação de profissionais de saúde, pesquisa e inovação, contribuindo para o fortalecimento do sistema de saúde pública nacional.