Na quarta-feira, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou a interceptação de uma aeronave bimotor que cruzou o espaço aéreo brasileiro sem autorização, vindo da Venezuela, carregando aproximadamente 380 quilos de maconha do tipo skunk. A ação ocorreu nas imediações de Presidente Figueiredo, estado do Amazonas.
De acordo com comunicado oficial da Aeronáutica, a aeronave de modelo Beechcraft 58 Baron foi detectada pelos radares nacionais às 9h da manhã. A operação foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (Comae), em conjunto com a Polícia Federal (PF). Para realizar os procedimentos padrão em situações como essa, unidades de caças A-29 Super Tucano foram despachadas para interceptar a aeronave suspeita.
A aeronave venezuelana entrou no espaço aéreo brasileiro de forma não autorizada, e sua entrada foi detectada na região de Presidente Figueiredo, no Amazonas. A FAB confirmou que a operação ocorreu com sucesso, e a carga ilícita de drogas foi apreendida. As forças de segurança reforçam a vigilância na fronteira amazônica para combater o tráfico de drogas e assegurar a integridade do espaço aéreo nacional.
A ação demonstra a eficácia das ações de fiscalização e o compromisso das autoridades brasileiras na repressão de atividades ilegais na região.