20/09/2025 19:11:04

Acidente
11/09/2025 16:00:00

Mais de uma centena de entidades jornalísticas denunciam possível corte na duração de vistos para profissionais estrangeiros nos EUA

Organizações globais de mídia alertam que medida do governo Trump pode prejudicar a cobertura jornalística no país

Mais de uma centena de entidades jornalísticas denunciam possível corte na duração de vistos para profissionais estrangeiros nos EUA

Mais de cento e cinco organizações de imprensa internacionais, incluindo grandes nomes como a AFP, solicitaram nesta quinta-feira (11) ao governo estadunidense que não implemente uma redução no período de validade dos vistos destinados a jornalistas estrangeiros. A preocupação central é que tal ação possa diminuir tanto a quantidade quanto a qualidade das reportagens produzidas nos Estados Unidos.

Os signatários alertam que essa mudança poderia comprometer a imagem global do país, ao invés de fortalecê-la. Em uma carta pública, as entidades destacam que a diminuição do tempo de permanência para jornalistas estrangeiros representaria uma ameaça à integridade da cobertura jornalística no território norte-americano. Entre os apoiadores estão a BBC, do Reino Unido, e a ZDF, da Alemanha, além das agências de notícias Associated Press e Reuters. Também assinam o documento organizações dedicadas à defesa da liberdade de imprensa, como RSF (Repórteres Sem Fronteiras) e FIP (Federação Internacional de Jornalistas).

A proposta do governo Trump, que busca restringir a duração dos vistos de entrada, tem gerado forte reação internacional. As entidades argumentam que a medida poderá impactar negativamente o fluxo de informações e a diversidade de perspectivas presentes na mídia estadunidense, prejudicando a reputação do país no cenário global.