Caças poloneses e da Otan foram mobilizados após a detecção de drones russos sobrevoando a Polônia na noite desta quarta-feira, horário local. O alerta ocorreu em meio a uma ofensiva aérea maciça da Rússia contra a Ucrânia, segundo o Comando Operacional Militar da Polônia.
Em comunicado, os militares informaram que os sistemas de defesa aérea e de radar foram elevados ao nível máximo de alerta. “Para garantir a segurança do espaço aéreo polonês, o Comandante Operacional das Forças Armadas ativou todos os procedimentos necessários”, afirmou a nota, ressaltando que as tropas estão preparadas para “resposta imediata”.
À meia-noite no horário GMT, praticamente toda a Ucrânia, incluindo as regiões de Volyn e Lviv, próximas à fronteira polonesa, estava sob sirenes de ataque aéreo, de acordo com dados da força aérea de Kiev.
Veículos da imprensa ucraniana relataram que vários drones russos chegaram a cruzar o espaço aéreo polonês. Um aviso aos aviadores publicado pela Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos informou que o Aeroporto Chopin, em Varsóvia, foi fechado temporariamente “devido a atividades militares não planejadas relacionadas à garantia da segurança do Estado”.
Horas antes, a Força Aérea da Ucrânia havia informado no Telegram que drones se dirigiam para o oeste e poderiam ameaçar a cidade de Zamosc, na Polônia, mas a mensagem foi posteriormente apagada, segundo a Reuters.
Ainda não está claro quantos drones penetraram no espaço aéreo polonês. A imprensa local noticiou que pelo menos um seguia em direção à cidade de Rzeszow, no oeste do país, considerada estratégica por abrigar bases de apoio militar à Ucrânia.