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10/09/2025 12:00:00

MEC lança recursos pedagógicos para fortalecer o ensino de matemática na fase inicial do ensino fundamental

Webinário de lançamento também destacou a importância da avaliação integrada ao ensino na formação dos alunos

MEC lança recursos pedagógicos para fortalecer o ensino de matemática na fase inicial do ensino fundamental

Na terça-feira, dia 9 de setembro, o Ministério da Educação (MEC) promoveu uma sessão virtual que apresentou uma nova matriz de descritores e materiais didáticos voltados ao desenvolvimento das habilidades matemáticas nos primeiros anos escolares. O encontro destacou a relevância de unir práticas de ensino e avaliação para garantir uma aprendizagem mais efetiva.

A coordenadora-geral de Formação de Professores do MEC, Lucianna Magri de Melo Munhoz, conduziu a discussão ao lado das especialistas Fabiana Fiorezi de Marco e Mariana Martins Pereira, ambas vinculadas à Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e responsáveis pelos materiais disponíveis na plataforma virtual Avamec.

Durante a apresentação, a professora Fabiana Fiorezi citou o psicólogo russo Lev Vygotsky ao afirmar que “a educação de qualidade é aquela que se antecipa ao desenvolvimento”, reforçando a ideia de que ensinar e avaliar devem caminhar juntos, promovendo uma aprendizagem significativa. “Ensinar organiza o percurso do aluno, e a avaliação deve acompanhar, analisar e fornecer feedback constante”, ela explicou.

Mariana Martins complementou ressaltando que “a principal vantagem desse material é enfatizar os conceitos essenciais de matemática, o que capacita as crianças a resolverem todas as questões propostas com maior compreensão”. O público-alvo envolvido na iniciativa inclui profissionais da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização, conhecida como Renalfa, além de técnicos das secretarias estaduais de educação e professores da educação básica.

O compromisso nacional com a alfabetização infantil, chamado CNCA, visa assegurar que todas as crianças brasileiras estejam alfabetizadas até o final do segundo ano do ensino fundamental. Além disso, o programa foca na recuperação de aprendizados de estudantes do 3º ao 5º ano que tenham sido prejudicados pela pandemia.

Entre seus princípios, estão a promoção da equidade educacional considerando diferenças regionais, socioeconômicas, étnico-raciais e de gênero, bem como a cooperação entre os entes federais e o fortalecimento de parcerias entre estados e municípios. Esta ação foi articulada pela Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações provenientes da Secretaria de Educação Básica (SEB).