A Avenida da Paz serviu como cenário para o Desfile Cívico em celebração à Independência do Brasil, realizado na manhã deste sábado, 7 de setembro de 2025. Com a presença de autoridades locais e cerca de 1.600 representantes das Forças Armadas e da Segurança Pública de Alagoas, o evento teve início com a apresentação da banda do 59º Batalhão Motorizado do Exército.
A concentração para o desfile teve início às 6h, com tropas posicionadas entre a Academia da Polícia Militar e o Porto de Jaraguá. Entre os participantes, estavam membros da Marinha, Exército, Aeronáutica, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Departamento de Aviação (DEA), Polícia Científica, Polícia Penal, Ronda no Bairro e o Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT).
O vice-governador Ronaldo Lessa, representando o governador Paulo Dantas, destacou que a cerimônia cívica é uma oportunidade para instigar nos cidadãos um forte sentimento de amor à pátria, especialmente em face do atual cenário político. "É uma maneira de expressar amor à sua terra. Saber que você possui uma nação que precisa ser defendida, principalmente em tempos em que várias nações enfrentam ameaças, inclusive a nossa. A economia também é alvo de ameaças, e quando a economia é atingida, isso repercute diretamente no trabalhador, no empresário e na soberania do país", afirmou Lessa, elogiando as instituições responsáveis pela segurança do Estado.
Durante o evento, será realizada uma apresentação pelo Departamento Estadual de Aviação Aérea, com a exibição de três aeronaves. O desfile está previsto para durar aproximadamente 2 horas e 30 minutos, e o Memorial à República abriga o palanque oficial para as autoridades dos três poderes, além de arquibancadas e camarotes destinados a convidados e à imprensa.