20/09/2025 15:53:59

Esportes
05/09/2025 13:00:00

Brasil Brilha no Maracanã e Supera o Chile nas Eliminatórias

Gols de Estêvão, Lucas Paquetá e Bruno Guimarães garantem vitória convincente

Brasil Brilha no Maracanã e Supera o Chile nas Eliminatórias

Na sua mais recente apresentação diante de sua torcida pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo, a seleção brasileira obteve uma vitória expressiva sobre o Chile, com um placar de 3 a 0, na noite de quinta-feira (4), no icônico estádio do Maracanã, localizado no Rio de Janeiro.

Com a conquista dos três pontos neste confronto, a equipe sob a direção do técnico italiano Carlo Ancelotti, que já está classificada para a próxima edição do torneio mundial, avançou para a última rodada das Eliminatórias, ocupando atualmente a segunda posição na tabela com um total de 28 pontos.

O Brasil entrou em campo como grande favorito contra um Chile que se encontra na última posição das Eliminatórias. Reconhecendo a disparidade entre as equipes, Ancelotti escalou um quarteto ofensivo que incluía Gabriel Martinelli, João Pedro, Estêvão e Raphinha. Desde os primeiros minutos, o ataque brasileiro demonstrou uma movimentação intensa, dificultando as ações defensivas de um adversário que teve poucas oportunidades de ataque.

O primeiro gol da partida surgiu aos 37 minutos do primeiro tempo, após uma jogada coletiva dos atacantes brasileiros. Em um rápido contra-ataque pela ala esquerda, o lateral Douglas Santos fez uma tabela com João Pedro antes de passar para Raphinha, cujo chute foi parcialmente defendido pelo goleiro Vigouroux. Estêvão, atento ao rebote, aproveitou a oportunidade e, com um acrobático chute de meia bicicleta, abriu o placar.

Apesar do domínio brasileiro, o Chile teve uma chance clara de empatar um pouco antes do intervalo, quando o zagueiro Paulo Díaz subiu sem marcação para cabecear, obrigando o goleiro Alisson a realizar uma defesa espetacular.

No início da segunda etapa, a seleção brasileira viveu seus momentos mais complicados, permitindo que o Chile se aventurasse mais em seu ataque. Reconhecendo a perda de controle da partida, Ancelotti fez duas substituições que revitalizaram a equipe: Lucas Paquetá entrou no lugar de Gabriel Martinelli, enquanto Luiz Henrique substituiu Estêvão.

Em apenas 40 segundos após sua entrada, os novos jogadores mostraram sua importância. Luiz Henrique, com uma jogada individual impressionante pela esquerda, cruzou para Paquetá, que desviou a bola para o fundo da rede, aumentando a vantagem.

Após o segundo gol, os mais de 57 mil torcedores presentes no Maracanã intensificaram seu apoio à seleção, que retomou o controle do jogo e chegou ao terceiro gol aos 30 minutos do segundo tempo. Luiz Henrique, demonstrando seu potencial para ganhar mais minutos de jogo, fez outra jogada individual, desta vez pela direita, e disparou um forte chute que bateu no travessão. Bruno Guimarães, atento ao rebote, apenas teve o trabalho de completar para marcar seu gol.

O Brasil volta a campo na próxima terça-feira (9), quando enfrentará a Bolívia, a partir das 20h30 (horário de Brasília), no Estádio Municipal de El Alto, na cidade de El Alto.