Agência Brasil
Professores da rede pública que desejam colaborar com o Banco Nacional de Itens (BC-BNI) na criação e revisão de questões e atividades do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) poderão realizar suas inscrições entre 22 de setembro e 5 de novembro.
O edital que estabelece as normas para o cadastro, seleção e credenciamento dos interessados foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Essa iniciativa visa aumentar o número de profissionais qualificados em todo o país que podem participar dos processos de avaliação educacional promovidos pelo órgão.
As inscrições devem ser realizadas através do portal do Sistema BNI.
>> Acompanhe as notícias da Agência Brasil pelo WhatsApp
Critérios para Inscrição
Para se inscrever no BC-BNI, o educador deve ser um servidor público, ativo ou aposentado, que tenha sido aprovado em concurso e atue no ensino básico ou superior, em esferas municipal, estadual, distrital ou federal. Também é necessário possuir conhecimentos em informática e um diploma de nível superior.
É importante ressaltar que candidatos que sejam servidores efetivos ou comissionados dos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), assim como de órgãos vinculados a essas pastas, estão impedidos de se inscrever.
Documentação Necessária
A seleção dos candidatos incluirá uma análise da documentação apresentada. Para validar a formação acadêmica, é preciso enviar no sistema de cadastro o diploma (frente e verso), certificado ou declaração de conclusão do curso.
A experiência docente pode ser comprovada através do contrato de trabalho que detalhe o cargo, nível de ensino e a modalidade da função exercida, além das datas de admissão e demissão, quando aplicável; também é válida a declaração da instituição empregadora e o ato de nomeação publicado em Diário Oficial.
Candidatos que não conseguirem comprovar as informações fornecidas serão desclassificados e ficarão impossibilitados de participar de outras seleções públicas do Inep por um período de dois anos, podendo também enfrentar implicações legais em decorrência dessa situação.
Resultados da Seleção
O resultado final dos professores selecionados será disponibilizado em 11 de fevereiro de 2026.
Para serem considerados aprovados, os selecionados precisarão passar por um treinamento e obter um desempenho mínimo nas atividades que serão propostas.
Após a validação, os educadores farão parte do banco de colaboradores supervisionado pelo Inep.
Os convocados participarão da criação e revisão das questões das áreas que compõem o Encceja para o ensino fundamental, que incluem ciências naturais, matemática, língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, redação, história e geografia.
No caso do exame do ensino médio, as áreas envolvidas são ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia), matemática e suas tecnologias, linguagens e códigos e suas tecnologias (incluindo língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física), além de ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia).