20/09/2025 22:37:49

Mundo
04/09/2025 04:00:00

Descarrilamento do Elevador da Glória em Lisboa deixa ao menos 15 mortos e 18 feridos

Descarrilamento do Elevador da Glória em Lisboa deixa ao menos 15 mortos e 18 feridos

Um grave acidente atingiu nesta quarta-feira (3) o Elevador da Glória, um dos pontos turísticos mais tradicionais de Lisboa, em Portugal. O ascensor descarrilou no trajeto entre a Praça dos Restauradores, na Baixa da cidade, e o bairro alto, resultando em pelo menos 15 mortos e 18 feridos, segundo informações do Instituto Nacional de Emergência Médica.

Das vítimas, cinco estão em estado grave e treze tiveram ferimentos leves, entre elas uma criança. Equipes do corpo de bombeiros de Lisboa e da Polícia de Segurança Pública atuam no local desde o início da tarde.

O Elevador da Glória, com capacidade para transportar até 42 passageiros, é um dos símbolos da capital portuguesa e muito procurado por turistas. O descarrilamento provocou comoção em todo o país.

O presidente Marcelo Rebelo de Sousa manifestou pesar pelas mortes e solidariedade às famílias das vítimas. Em nota, o governo do primeiro-ministro Luís Montenegro também lamentou profundamente a tragédia e afirmou que acompanha a situação em conjunto com autoridades de emergência, saúde, proteção civil e transportes.

O presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, esteve no local e declarou três dias de luto municipal. “É um dia trágico para Lisboa. A cidade está de luto”, disse.

A tragédia também repercutiu fora de Portugal. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, publicou mensagem em português lamentando o acidente: “É com tristeza que tomei conhecimento do descarrilamento do famoso Elevador da Glória. Os meus sentimentos com as famílias das vítimas.”