20/09/2025 15:49:37

Acidente
01/09/2025 09:00:00

Europa Define Estratégias Detalhadas para Envio de Forças à Ucrânia, Afirma Líder da UE

Ursula von der Leyen destaca a importância do apoio militar na segurança pós-conflito

Europa Define Estratégias Detalhadas para Envio de Forças à Ucrânia, Afirma Líder da UE

Em uma entrevista ao Financial Times, divulgada neste domingo (31), a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, revelou que a Europa está preparando "estratégias bastante detalhadas" para o envio de tropas multinacionais à Ucrânia.

Segundo von der Leyen, a mobilização de militares integrará um conjunto de garantias de segurança que contará com o suporte das forças dos Estados Unidos.

“O presidente Trump nos assegurou que haverá uma presença americana como parte do mecanismo de proteção,” afirmou von der Leyen ao Financial Times, ressaltando que essa afirmação foi reiterada em diversas ocasiões.

A proposta de desdobramento poderia incluir a participação de dezenas de milhares de soldados sob a liderança europeia, com respaldo de recursos americanos, envolvendo sistemas de comando e controle, além de capacidades de inteligência e vigilância.

Conforme relatado pelo jornal, essa organização foi discutida em um encontro entre o presidente dos EUA, Donald Trump, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e importantes líderes europeus no mês passado.

Na quinta-feira (4), em Paris, líderes europeus, incluindo o chanceler alemão Friedrich Merz, o primeiro-ministro britânico Keir Starmer, o secretário-geral da OTAN Mark Rutte e von der Leyen, se reunirão a convite do presidente francês Emmanuel Macron para prosseguir com as deliberações de alto nível sobre a situação na Ucrânia, segundo informações de três diplomatas que estão a par dos preparativos.