07/10/2025 19:17:11

Acidente
20/08/2025 10:00:00

MEC Fornece Diretrizes para Escolha de Livros Didáticos no Ensino Médio

Primeira Edição do PNLD Após Reformas na Educação

MEC Fornece Diretrizes para Escolha de Livros Didáticos no Ensino Médio

De 25 de agosto a 5 de setembro, educadores e administradores de instituições de ensino deverão realizar a seleção dos livros que serão utilizados nas aulas do ensino médio a partir de 2026. Esta é a inaugural edição do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) após a implementação da nova Política Nacional de Ensino Médio, que reformulou essa fase da educação. Os livros disponíveis agora estão organizados em coleções.

Nesta semana, o Ministério da Educação (MEC) promoveu um webinário com o intuito de auxiliar as escolas na análise dos materiais e na escolha das publicações que melhor se adequam aos currículos.

O PNLD é uma iniciativa pública gerida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em colaboração com o MEC, que fornece gratuitamente obras didáticas, pedagógicas e literárias para as instituições públicas do Brasil. Esses materiais são destinados a professores e alunos.

Mudanças na Estrutura do Ensino Médio

Nesta edição, as obras oferecidas foram adaptadas para a aplicação do novo modelo do ensino médio. Entre as inovações, a carga horária dos estudantes será dividida em dois blocos indissociáveis: o primeiro abrange as disciplinas obrigatórias, totalizando um máximo de 1,8 mil horas.

O segundo bloco consiste em itinerários formativos, que devem ocupar, no mínimo, 1,2 mil horas ao longo dos três anos do ensino médio, permitindo que disciplinas opcionais sejam escolhidas pelos estudantes de acordo com seus interesses e necessidades. Cada instituição de ensino deve oferecer, no mínimo, dois itinerários.

Os livros seguem essa nova lógica. As obras da categoria 1 abrangem componentes curriculares como língua portuguesa, redação, inglês, espanhol, arte, educação física, matemática, história, geografia, sociologia, filosofia, física, química, biologia e educação digital. O MEC afirma que as obras disponíveis visam valorizar a singularidade de cada componente e promover sua integração com os demais da mesma área.

A categoria 2 do PNLD 2026-2029 apresenta projetos integradores que se conectam com o mundo do trabalho, sendo aplicáveis tanto na formação geral básica quanto nos itinerários formativos.

Guias e Recursos para Auxílio

Para facilitar o processo de escolha, já está acessível um Guia digital com informações detalhadas sobre todas as obras disponíveis. Adicionalmente, o FNDE disponibilizou uma página com orientações e manuais relativos ao PNLD Ensino Médio - 2026 a 2029.

Um formulário online também foi criado para que educadores e gestores possam enviar suas dúvidas ao MEC.