O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), juntamente com o Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), divulgou nesta terça-feira (12) a portaria conjunta nº 58/2025, que autoriza a contratação de até 9.580 trabalhadores temporários pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para suprir demandas momentâneas da instituição.
Os novos colaboradores desempenharão funções em pesquisas estatísticas que serão coordenadas pelo IBGE em várias regiões do Brasil.
Detalhamento das Vagas
Dentre as oportunidades disponíveis, 8.480 serão destinadas ao cargo de agente de pesquisas e mapeamento, que será encarregado da coleta de dados. Além disso, há 1.100 posições para supervisores de coleta e qualidade, que terão a responsabilidade de monitorar e supervisionar as atividades de campo realizadas pelos agentes.
O processo de seleção para essas posições será baseado em um recrutamento simplificado, que tende a ocorrer de maneira mais célere do que um concurso público tradicional.
Fases do Processo Seletivo
Normalmente, as etapas desse processo seletivo incluem a análise de currículos, avaliação de títulos e, em algumas situações, entrevistas pessoais.
Os contratos temporários terão uma duração inicial de um ano, podendo ser estendidos por até três anos, conforme as necessidades do IBGE em relação à conclusão das atividades.
A portaria também estipula que o edital para as inscrições deverá ser publicado em um prazo máximo de seis meses a contar desta data. A remuneração dos contratados será definida pelo IBGE, levando em consideração aspectos orçamentários.