07/10/2025 19:17:35

Guerra
16/08/2025 05:00:00

Sete civis mortos em ataques russos na Ucrânia na véspera da reunião Trump-Putin

Sete civis mortos em ataques russos na Ucrânia na véspera da reunião Trump-Putin

Pelo menos sete civis morreram e outros 17 ficaram feridos em uma série de ataques russos realizados em várias regiões da Ucrânia, poucas horas antes da cúpula de paz entre os presidentes dos Estados Unidos e da Rússia no Alasca.

Nas primeiras horas desta sexta-feira, a Rússia lançou aproximadamente cem drones e mísseis contra o território ucraniano. Segundo a Força Aérea da Ucrânia, 63 drones foram interceptados pelas defesas aéreas. Entre as vítimas fatais, quatro estavam na região de Kharkiv, duas em Donetsk e uma em Kherson. Entre os feridos, há uma criança.

Os bombardeios provocaram destruição em residências, em uma escola e em outras estruturas civis. Os ataques aéreos diários contra cidades ucranianas têm se intensificado nos últimos meses, elevando o número de vítimas.

Dados da Missão de Monitoramento dos Direitos Humanos da ONU na Ucrânia indicam que julho registrou o maior número de vítimas civis em três anos, com 286 mortos e 1.388 feridos. Armas de longo alcance, como mísseis e bombas de fragmentação, foram responsáveis por quase 40% dessas mortes e ferimentos — 89 mortos e 572 feridos.

Desde o início da invasão russa, a missão da ONU contabilizou pelo menos 13.883 civis mortos, incluindo 726 crianças.