07/10/2025 17:37:37

Educação
15/08/2025 11:00:00

PND recebe mais de 1,1 milhão de inscrições em sua primeira edição

PND recebe mais de 1,1 milhão de inscrições em sua primeira edição

Agência Brasil

A primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) registrou mais de 1,1 milhão de inscrições, segundo anunciou o ministro da Educação, Camilo Santana, durante participação no programa Bom Dia, Ministro. A avaliação, marcada para 26 de outubro, será aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e segue os critérios do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) das Licenciaturas.

As notas obtidas na PND poderão ser utilizadas pelas secretarias de educação como etapa única ou complementar em concursos públicos e processos simplificados de contratação de professores a partir de 2026. O exame anual contou com adesão preliminar de 22 redes estaduais e 1.508 municípios, incluindo 18 capitais. O objetivo é padronizar a pré-seleção de docentes em todo o país, garantindo a qualidade dos profissionais que atuam na educação básica.

O ministro também falou sobre a criação da Carteira Nacional de Docente no Brasil (CNDB), projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados, que após aprovação permitirá aos professores identificação válida em todo o país. O documento terá dados de identificação, local de trabalho, foto, validade e QR Code para validação, reconhecendo a profissão e valorizando o docente.

Camilo Santana destacou ainda um estudo da Fundação Getulio Vargas (FGV) apontando que os professores são responsáveis por 60% da aprendizagem dos alunos. Ele mencionou que, em 2023, 86% dos cursos de licenciatura eram a distância, e ressaltou iniciativas do governo federal, como o programa Pé-de-Meia Licenciaturas, que concede bolsas integrais a estudantes com boas notas no Enem que optam por cursos presenciais de formação de professores.

Segundo o ministro, a PND, a CNDB e o Pé-de-Meia Licenciaturas fazem parte do Programa Mais Professores para o Brasil, lançado em janeiro, que visa valorizar a carreira docente e reforçar o papel central dos professores no aprendizado dos estudantes e na efetividade das políticas educacionais públicas.