O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta quinta-feira (14) que Jair Bolsonaro é alvo de uma “execução política” no Brasil. Em conversa com jornalistas na Casa Branca, Trump disse considerar o ex-presidente brasileiro um homem honesto e criticou o tratamento que ele vem recebendo.
“Eu sou muito bom com pessoas, ele é um homem honesto. Acho que o que estão fazendo é uma execução política. É terrível. Quando pegam um presidente e o colocam na prisão ou tentam prendê-lo… é uma caça às bruxas. Ele ama o povo brasileiro e lutou muito por essas pessoas”, afirmou.
Não é a primeira vez que Trump comenta o caso. Em 15 de julho, ele relacionou o julgamento de Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF) à aplicação de tarifas sobre produtos brasileiros. Dois dias depois, divulgou uma carta, em papel timbrado da Casa Branca, pedindo o fim imediato do processo e acusando o sistema de Justiça brasileiro de ser “injusto”.
Questionado sobre a aproximação do Brasil com a China, Trump disse não estar preocupado. “Eles podem fazer o que quiserem, não estão indo muito bem. O que estamos fazendo na economia impressiona todo mundo, inclusive a China”, declarou.
O presidente americano também criticou a relação comercial entre os dois países, classificando o Brasil como um “péssimo parceiro” por impor tarifas altas e dificultar negócios. Segundo Trump, Washington passou a cobrar taxas de 50% sobre produtos brasileiros em resposta a essas barreiras, o que, segundo ele, gerou insatisfação, mas “era assim que funcionava”.