07/10/2025 15:54:26

Acidente
11/08/2025 14:00:00

Morre senador colombiano e pré-candidato à presidência Miguel Uribe Turbay

Morre senador colombiano e pré-candidato à presidência Miguel Uribe Turbay

O senador colombiano e pré-candidato à presidência Miguel Uribe Turbay, de 39 anos, morreu nesta segunda-feira (11) em Bogotá. Ele estava internado em estado crítico desde junho, quando foi baleado na cabeça durante um evento de campanha. Uribe era um dos principais nomes da oposição ao governo e figurava entre os favoritos na disputa presidencial marcada para maio de 2026.

O ataque ocorreu na noite de 7 de junho, enquanto ele discursava em um evento de rua na capital colombiana. O político foi atingido por três disparos, sendo dois na cabeça e um na coxa esquerda. O suspeito, um adolescente de 15 anos, foi apreendido no local com a arma usada no crime. As autoridades acreditam que ele não agiu sozinho e oferecem recompensa superior a US$ 70 mil por informações que levem à captura de todos os envolvidos. A polícia ainda não confirmou ligação do crime com grupos políticos ou criminosos.

Desde o atentado, Uribe estava internado na UTI da Fundação Santa Fé de Bogotá, onde passou por cirurgias neurológica e vascular periférica, mas não resistiu aos ferimentos.

Nascido em Bogotá em 1986, Uribe era advogado, formado pela Universidade de los Andes, com mestrado em Políticas Públicas pela mesma instituição e em Administração Pública pela Escola de Governo de Harvard, nos Estados Unidos. Integrante do partido de oposição Centro Democrático, fundado pelo ex-presidente Álvaro Uribe — sem parentesco com ele —, foi o senador mais votado do país em 2022, com 226.922 votos.

Ele era neto do ex-presidente Julio César Turbay Ayala e filho da jornalista Diana Turbay, sequestrada e morta pelo Cartel de Medellín em 1991. Órfão de mãe aos 5 anos, foi criado pelo pai e pela avó, experiência que, segundo sua página oficial, o motivou a combater a violência e o narcotráfico.

Sua trajetória política começou em 2012, aos 26 anos, como vereador de Bogotá pelo Partido Liberal Colombiano, chegando à presidência do Conselho Municipal. Em 2016, assumiu a Secretaria de Governo da capital. Em 2019, concorreu à Prefeitura de Bogotá, mas não se elegeu. Reconhecido internacionalmente como um dos dez jovens políticos mais influentes pela organização One Young World, consolidou sua carreira no Senado e se preparava para disputar a presidência da Colômbia.

Uribe deixa esposa e um filho.