Com a implementação de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos, os países árabes estão demonstrando interesse em aumentar suas importações do Brasil como uma opção alternativa. A Câmara de Comércio Árabe-Brasileira realizou um estudo que identificou os principais produtos brasileiros afetados pelo tarifaço americano e mapeou oportunidades de expansão para o mercado árabe.
A pesquisa destacou os volumes atuais de importação desses produtos pelos países árabes, apontando os principais importadores dentro da Liga Árabe, que reúne 22 nações. O foco está principalmente nos produtos do agronegócio, setor estratégico para o comércio bilateral.
O estudo identificou 13 produtos entre os mais exportados do Brasil para os EUA nos últimos cinco anos que possuem potencial para ampliar ou iniciar exportações aos países árabes. Para cada um desses itens, a Câmara Árabe indicou três países árabes com maior potencial de importação.
Entre os produtos com maior possibilidade de crescimento nas exportações para o mercado árabe está o café verde. Em 2024, o Brasil exportou US$ 513,83 milhões em café não torrado para esses países, contra US$ 1,896 bilhão enviados para os Estados Unidos. Essa diferença aponta um espaço significativo para expansão nas vendas ao bloco árabe, diante das novas barreiras tarifárias impostas pelos EUA.