07/10/2025 22:49:54

Polícia
11/08/2025 03:00:00

PF vai investigar comercialização irregular de cigarros eletrônicos em Maceió

PF vai investigar comercialização irregular de cigarros eletrônicos em Maceió

A Polícia Federal instaurou um inquérito para apurar a venda ilegal de dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs) em Maceió, após receber, na última quinta-feira (7), cerca de 2 mil itens apreendidos durante uma operação de fiscalização no Centro da capital alagoana.

A ação teve como foco combater a comercialização irregular de cigarros eletrônicos, vapes, cartuchos, essências, narguilés eletrônicos e materiais publicitários proibidos. A operação contou com a participação da Vigilância Sanitária Municipal e Estadual, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ministério da Justiça — por meio dos Procons Municipal e Estadual —, Polícia Civil, Instituto Nacional do Câncer (Inca) e Guarda Municipal.

A venda desses produtos é proibida no Brasil desde 2009, de acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 46/2009 da Anvisa. Apesar disso, o comércio de DEFs tem crescido, inclusive pela internet, gerando preocupação entre autoridades de saúde e segurança.

Com o material já sob custódia, a Polícia Federal irá investigar os crimes relacionados à comercialização desses dispositivos, buscando identificar responsáveis e eventuais redes de distribuição. O inquérito poderá levar à responsabilização penal e administrativa dos envolvidos.