Miguel Uribe Turbay, senador colombiano e pré-candidato à Presidência da Colômbia, segue em estado crítico devido a uma hemorragia no sistema nervoso central, conforme comunicado divulgado neste sábado (9) pela Fundação Santa Fé de Bogotá, onde está internado. O político foi vítima de um atentado no dia 7 de junho, quando foi baleado durante um comício em Bogotá, e permanece hospitalizado desde então.
De acordo com a nota oficial da equipe de imprensa de Uribe, nas últimas 48 horas seu quadro clínico agravou-se em razão da hemorragia, o que exigiu novos procedimentos neurocirúrgicos de emergência que foram realizados com sucesso para estabilizá-lo. Seu tratamento inclui bloqueio neuromuscular e sedação profunda para auxiliar na recuperação, com monitoramento contínuo dos aspectos neurológicos e hemodinâmicos.
O prognóstico, no entanto, permanece reservado, o que indica que a equipe médica não deve divulgar detalhes sobre os próximos passos no tratamento. Até o momento, seis pessoas foram presas sob suspeita de envolvimento no atentado contra o senador Miguel Uribe Turbay.