O prazo para inscrição no programa Agora Tem Especialistas encerra neste domingo (10), por meio da plataforma da UNA-SUS. A iniciativa do Ministério da Saúde busca reduzir o tempo de espera na rede pública, ampliando a oferta e a formação de profissionais já certificados. No total, estão disponíveis 635 vagas para início das atividades em setembro e outras 1.143 para cadastro reserva. Em Alagoas, serão sete vagas imediatas e 14 para cadastro reserva.
O programa é voltado para médicos especialistas certificados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) ou titulados pela Associação Médica Brasileira (AMB) nas áreas ofertadas. Os selecionados receberão bolsa-formação de aproximadamente R$ 10 mil e participarão de atividades práticas em hospitais e policlínicas do Sistema Único de Saúde (SUS).
Pela primeira vez, o Ministério da Saúde lança um edital específico para provimento e capacitação de médicos já especialistas. Serão 16 cursos de aprimoramento, ministrados por equipes de hospitais do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS) e da Rede Ebserh. As unidades de referência incluem o Hospital Sírio-Libanês, Hospital Israelita Albert Einstein, A.C. Camargo Câncer Center, Hospital Moinhos de Vento, Beneficência Portuguesa e Hospital do Coração (HCor), além de 16 hospitais da Rede Ebserh espalhados por 13 estados e no Distrito Federal.
A carga horária será de 16 horas semanais de prática assistencial em unidades do SUS e 4 horas semanais de atividades educacionais, com mentoria remota e imersões em serviços de referência. Os cursos terão duração de 12 meses e abordarão áreas prioritárias para a rede pública, como oncologia, ginecologia e outras especialidades. Entre os temas previstos estão cirurgia coloproctológica com foco em tumores colorretais, cirurgia ginecológica voltada para tumores ginecológicos, oncologia clínica de cânceres prevalentes no SUS, radioterapia e ultrassonografia mamária diagnóstica e intervencionista.