A prefeitura de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, suspendeu as aulas nesta sexta-feira (8) após um alerta de possível ataque a escolas. A ameaça, segundo a administração municipal, foi identificada em conversas na deep web, ambiente virtual de difícil rastreamento, frequentemente associado ao planejamento de crimes, como o ataque a uma creche em Blumenau, em 2023, que deixou quatro crianças mortas.
O alerta gerou preocupação entre pais e responsáveis. Thaís Knevitz, tia de uma aluna, contou que recebeu a mensagem sobre o suposto atentado no celular e correu para buscar a sobrinha, Giovana, que estuda em uma escola pública. “A minha mãe ficou super preocupada. Eu disse ‘espera, vamos ver a notícia’. Depois fui buscar ela”, relatou.
De acordo com o coronel Luís Felipe Neves, o Ministério da Justiça repassou aos estados informações sobre a ameaça, monitorada nas redes. A partir disso, o município elaborou um plano de ações preventivas para a data mencionada nas mensagens.
A rede municipal de ensino da cidade atende cerca de 24 mil estudantes em 91 escolas. Instituições particulares da região também suspenderam as atividades por medida de segurança.