07/10/2025 15:54:26

Municípios
09/08/2025 15:00:00

União dos Palomares e mais 6 municipios alagoanos aderem do Telessaude

União dos Palomares e mais 6 municipios alagoanos aderem do Telessaude

Os municípios de Branquinha, Colônia Leopoldina, Penedo, Porto Calvo, Rio Largo, São Luís do Quitunde e União dos Palmares formalizaram, nesta quinta-feira (7), a adesão ao Núcleo de Telessaúde de Alagoas. A seleção das cidades considerou critérios como maturidade digital, índices de mortalidade, localização estratégica e presença de hospitais de referência, com prioridade para o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) e a Maternidade Escola Santa Mônica (Mesm).

A solenidade, realizada na Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no Campus A. C. Simões, em Maceió, contou com a presença da vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL), Maria Zilda Ferreira, da secretária de Saúde de Japaratinga, Maria do Carmo Barbosa, da assessora técnica Camila Nogueira e da secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, além dos secretários das cidades participantes.

O projeto tem como foco o acompanhamento de gestações de alto risco, utilizando serviços de telemedicina e tecnologias de inteligência artificial para auxiliar na previsão de riscos, monitoramento e definição de condutas mais eficazes no pré-natal. A iniciativa integra ações do SUS Digital em Alagoas, voltadas à modernização, integração e digitalização dos serviços de saúde pública, ampliando o acesso e a qualidade do atendimento.

Com investimento de R$ 4,6 milhões financiados pelo Ministério da Saúde, o Núcleo terá duração de 36 meses e oferecerá serviços como teletriagem, tele-educação, teleorientação, teleinterconsulta, teleconsultoria e telemonitoramento. Estão previstos mais de 3 mil atendimentos, com participação de especialistas em ginecologia e obstetrícia de alto risco, visando reduzir os índices de mortalidade materna e infantil no estado.