07/10/2025 17:36:02

Greve
09/08/2025 07:00:00

Sinteal suspende greve estadual após 39 dias e aposta em negociação mediada pelo TJ

Sinteal suspende greve estadual após 39 dias e aposta em negociação mediada pelo TJ

Após mais de um mês de paralisação, os trabalhadores da rede estadual de educação de Alagoas decidiram, nesta sexta-feira (8), suspender a greve e retomar as atividades nas escolas. A decisão foi tomada em assembleia do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal), com a estratégia de abrir espaço para a retomada das negociações com o governo, que serão mediadas pelo Tribunal de Justiça.

De acordo com o presidente do sindicato, Izael Ribeiro, a categoria permanece em estado geral de mobilização e poderá paralisar as atividades novamente caso não haja avanços. Entre os pontos defendidos estão a suspensão do corte das consignações sindicais, a garantia de que não haja descontos salariais pelos dias de paralisação e o cumprimento dos demais temas já estabelecidos pela categoria.

Durante a greve, o movimento afirma ter pressionado o governo a iniciar reformas em escolas, avançar na equiparação de tempo de serviço para aposentados, encaminhar ao Legislativo a eliminação da trava para mestrados e doutorados, além de dar atenção à saúde mental dos trabalhadores.

O sindicato criticou a postura do governador Paulo Dantas, considerada autoritária, mas destacou que a mobilização garantiu conquistas parciais e manteve a categoria unida. Ribeiro ressaltou que, caso a mesa de negociação não apresente resultados concretos, o Sinteal poderá convocar uma nova paralisação.

O movimento recebeu apoio de entidades e personalidades públicas com alcance estadual e nacional, reforçando, segundo o sindicato, a legitimidade da luta em defesa da educação pública.