A Polícia Federal realizou, na manhã desta quinta-feira (7), uma operação em Maceió para cumprir mandado de busca e apreensão após descobrir o envio de drogas por meio dos Correios com destino à capital alagoana. A investigação teve início com a apreensão de um pacote contendo 534 gramas de maconha e levou à identificação de uma segunda remessa, com 100 gramas de haxixe, ambas relacionadas ao mesmo suspeito.
A ação foi autorizada pela 15ª Vara Criminal da Capital e teve como alvo a residência do investigado, que poderá responder por tráfico de drogas, com pena de até 15 anos de reclusão. A apuração começou após a Gerência de Segurança dos Correios em Alagoas identificar, durante o processo de envio, uma encomenda suspeita cadastrada no sistema “Clique-Retire”. O serviço permite que o destinatário receba um SMS e retire o pacote mediante apresentação de documento com foto.
Após perícia feita pela Polícia Federal, foi confirmada a presença da maconha no primeiro pacote. Com base nas informações coletadas, os agentes localizaram uma segunda encomenda, que continha haxixe e estava endereçada a outro local, mas com indícios de ligação ao mesmo suspeito.
A operação foi batizada de “Clique-Retire” em referência ao método usado pelo investigado para tentar driblar a fiscalização. A Polícia Federal destacou a audácia do suspeito ao utilizar de forma contínua o sistema postal para enviar e receber drogas, demonstrando, segundo a corporação, “extrema certeza da impunidade”.
As investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos e ramificações do esquema.