07/10/2025 14:04:07

Geral
06/08/2025 14:00:00

WhatsApp cancela 6,8 milhões de contas associadas a golpes no primeiro semestre

WhatsApp cancela 6,8 milhões de contas associadas a golpes no primeiro semestre

O WhatsApp desativou 6,8 milhões de contas ligadas a atividades fraudulentas em todo o mundo entre janeiro e junho deste ano, segundo informou a Meta. A maioria dessas contas estaria associada a centros operados por grupos criminosos no Sudeste Asiático, que, de acordo com a empresa, frequentemente exploram trabalho forçado em suas operações.

A Meta destacou que o WhatsApp adotou novas medidas para combater fraudes, incluindo alertas para quando um usuário é adicionado a um grupo por alguém que não está em sua lista de contatos. Entre as táticas mais comuns utilizadas pelos golpistas estão o sequestro de contas e a inclusão de vítimas em grupos que divulgam investimentos falsos ou outros tipos de esquemas enganosos.

Segundo a plataforma, muitas das contas foram identificadas e removidas antes mesmo de serem utilizadas por grupos criminosos. Em uma das ações, o WhatsApp atuou em conjunto com a Meta e a desenvolvedora do ChatGPT, a OpenAI, para interromper golpes associados a uma organização criminosa sediada no Camboja. O grupo oferecia pagamentos em troca de curtidas em publicações nas redes sociais, como parte de um esquema de pirâmide relacionado ao falso aluguel de scooters. A Meta revelou que o ChatGPT foi usado para redigir mensagens enviadas às vítimas.

A estratégia dos golpistas, segundo a empresa, geralmente começa com o contato por mensagens de texto e, depois, migra para redes sociais ou aplicativos de mensagem privada. Os golpes, na maioria das vezes, envolvem transações por plataformas de pagamento ou criptomoedas. A Meta alertou que pedidos de pagamento antecipado para liberar supostos lucros são um sinal claro de fraude.

A empresa ainda informou que centros criminosos baseados em países como Mianmar, Camboja e Tailândia movimentam bilhões de dólares enganando pessoas ao redor do mundo. Esses locais também são conhecidos por recrutar indivíduos sob coerção para aplicarem os golpes.

Diante da situação, autoridades da região têm intensificado os alertas para que os usuários estejam atentos a sinais de fraude. Uma das recomendações é ativar a verificação em duas etapas no WhatsApp, como forma de evitar o sequestro de contas. Em Singapura, por exemplo, a polícia pediu que a população desconfie de mensagens incomuns recebidas por meio de aplicativos de mensagens.