07/10/2025 16:05:57

Mundo
06/08/2025 04:00:00

China e Rússia realizam manobras militares conjuntas no Mar do Japão

China e Rússia realizam manobras militares conjuntas no Mar do Japão

As marinhas da China e da Rússia iniciaram no domingo exercícios navais conjuntos no Mar do Japão, como parte da operação "Joint Sea 2025", que deve se estender por três dias nas proximidades de Vladivostok. O anúncio foi feito pelo Ministério da Defesa da China, que destacou o objetivo de fortalecer a parceria estratégica entre os dois países.

Segundo o comunicado chinês, as manobras envolvem simulações de resgate de submarinos, operações navais conjuntas de combate antissubmarino, defesa aérea, interceptação de mísseis e combate em alto-mar. Quatro embarcações chinesas participam das atividades militares.

Pequim e Moscou vêm aprofundando suas relações bilaterais nos últimos anos. A China se recusou a aderir às sanções impostas pelo Ocidente contra a Rússia após a invasão da Ucrânia, o que tem gerado críticas por parte de Kiev e de aliados ocidentais. Apesar de se declarar neutra no conflito, a China é frequentemente acusada de fornecer apoio militar indireto ao governo russo.

As manobras "Joint Sea" ocorrem desde 2012 e foram realizadas no ano passado na costa sul da China. O exercício de 2025 marca mais um passo na cooperação militar entre os dois países, que assinaram uma parceria estratégica "sem limites" pouco antes do início da guerra na Ucrânia, em fevereiro de 2022.

O Ministério da Defesa do Japão manifestou recentemente preocupação com o fortalecimento dos laços militares entre China e Rússia, alertando para possíveis ameaças à segurança regional.