A decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, de decretar a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro nesta segunda-feira (4) teve ampla repercussão na imprensa internacional.
O site em inglês da Al Jazeera, do Catar, destacou a medida na capa, frisando que a decisão foi motivada pelo descumprimento de medidas cautelares por parte do ex-presidente. A emissora argentina Todo Noticias também deu visibilidade ao caso, chamando atenção para a proibição de visitas a Bolsonaro, com exceção dos advogados e mediante autorização prévia do Supremo Tribunal Federal.
Nos Estados Unidos, o jornal The Washington Post enfatizou que Bolsonaro será julgado por uma suposta tentativa de golpe de Estado após a derrota nas eleições presidenciais de 2022. O britânico The Guardian também abordou a notícia em sua editoria internacional, assim como a BBC, que igualmente repercutiu o tema.
Segundo a decisão de Moraes, Bolsonaro teria desrespeitado as condições impostas ao produzir conteúdos destinados às redes sociais por meio de seus filhos, aliados políticos e apoiadores, com o objetivo de alcançar o público de maneira indireta. O ministro destacou ainda que o ex-presidente tentou coagir o Supremo com a divulgação de material produzido de forma pré-planejada, violando as limitações impostas pelas medidas cautelares.