O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou na sexta-feira (1º) que ordenou o deslocamento de dois submarinos norte-americanos para áreas estratégicas, em resposta às declarações feitas por Dmitry Medvedev, ex-presidente da Rússia e atual vice-presidente do Conselho de Segurança do país.
Sem detalhar quais tipos de submarinos foram mobilizados, Trump apenas afirmou que as embarcações estavam agora “mais próximas” da Rússia. De modo geral, o Departamento de Defesa dos EUA evita divulgar a localização de seus submarinos, mantendo em sigilo suas operações por motivos de segurança.
Atualmente, a Marinha dos Estados Unidos opera três categorias de submarinos, todos com propulsão nuclear. No entanto, apenas um tipo desses submersíveis é equipado com armamento atômico.
Submarinos com mísseis balísticos formam o núcleo da dissuasão estratégica
Dentro da frota americana, 14 submarinos da classe Ohio estão configurados para portar mísseis balísticos (SSBNs), conhecidos informalmente como “boomers”. Desenvolvidos para operar de forma furtiva e lançar ogivas nucleares com precisão, esses submarinos representam o principal elemento da tríade nuclear naval dos EUA.
Cada SSBN pode carregar até 20 mísseis balísticos Trident, cada um equipado com ogivas nucleares múltiplas. Com um alcance estimado de 7.400 quilômetros, esses mísseis podem atingir alvos dentro do território russo sem necessidade de aproximação direta. Isso permite que os ataques sejam realizados a partir de qualquer um dos grandes oceanos: Atlântico, Pacífico, Índico ou Ártico.
A furtividade desses submarinos é um de seus principais atributos. Seus deslocamentos são mantidos sob rigoroso sigilo e são considerados um dos segredos mais bem preservados da Marinha americana.
Medindo cerca de 170 metros de comprimento, os submarinos da classe Ohio deslocam aproximadamente 19 mil toneladas quando submersos e contam com uma tripulação de 159 militares. Essas embarcações podem atingir velocidades de até 37 quilômetros por hora enquanto navegam abaixo da superfície.