Profissionais da educação pública de Alagoas têm até este domingo, 3 de agosto, para se inscrever nos cursos gratuitos de formação continuada oferecidos por meio de uma parceria entre a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal). A iniciativa, coordenada pelo Núcleo Interinstitucional de Políticas de Inclusão (Nipi), disponibiliza 1.960 vagas para quatro cursos na modalidade a distância, com encontros presenciais obrigatórios em algumas turmas.
O projeto é financiado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC), e tem como foco a qualificação de professores, gestores e demais trabalhadores da educação básica pública do estado. O Nipi foi criado em julho deste ano por meio da Portaria nº 3296/IFAL e reúne equipes da Ufal e do Ifal para promover políticas de inclusão por meio de ações colaborativas.
Segundo a coordenadora geral do núcleo, professora Daniely Spósito, do curso de Psicologia da Ufal, a iniciativa representa um avanço significativo na promoção de práticas pedagógicas inclusivas. Ela destaca que o projeto não se limita à formação, mas visa também à criação de uma rede articulada em pesquisa e políticas públicas voltadas a pessoas com deficiência, neurodivergentes e outras diversidades.
Os cursos oferecidos são: CAPAEZ, voltado para o atendimento especializado a estudantes com deficiências visuais e físicas (1.000 vagas, pelo Ifal); PPI-EDI, que trata de práticas pedagógicas inclusivas na educação infantil (400 vagas, pela Ufal); FCGEICM, sobre práticas inclusivas no ensino de Ciências e Matemática (360 vagas, pela Ufal); e CAD, de formação em audiodescrição no ambiente escolar (200 vagas, também pela Ufal). As cargas horárias variam entre 90 e 180 horas, com duração de três a seis meses.
A seleção levará em conta critérios como vínculo com escolas públicas, experiência prévia na área de inclusão, pertencimento a grupos prioritários (como pessoas com deficiência, negras, indígenas ou quilombolas) e distribuição regional das vagas.
As inscrições devem ser feitas pela internet até este domingo. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail nipi.maceio@ifal.edu.br ou no perfil @nipi.alagoas no Instagram.