07/10/2025 15:54:25

Educação
02/08/2025 10:00:00

Encceja 2025 será aplicado neste domingo para mais de 700 mil inscritos em todo o país

Encceja 2025 será aplicado neste domingo para mais de 700 mil inscritos em todo o país

Marcado para este domingo, 3 de agosto, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2025 será aplicado a 744.164 pessoas em todos os estados e no Distrito Federal. Do total de inscritos, 114.343 buscam a certificação para o ensino fundamental e 629.821 para o ensino médio. O exame é promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

As provas acontecerão em dois turnos. Pela manhã, os portões abrem às 8h e fecham às 8h45, com início das provas às 9h e término às 13h. À tarde, os portões estarão abertos entre 14h30 e 15h15, e a aplicação começa às 15h30, com término às 20h30. Participantes com direito a tempo extra terão mais uma hora após o encerramento oficial de cada turno. Os horários seguem o fuso de Brasília.

Para fazer a prova, é obrigatório apresentar um documento de identificação original com foto. Entre os aceitos estão RG, passaporte, CNH, carteira de trabalho emitida a partir de 1997, documentos de ordens ou conselhos de classe com validade legal e documentos digitais acessados por aplicativos oficiais, como e-Título, CNH Digital ou RG Digital. Participantes estrangeiros podem apresentar documentos como passaporte, CRNM, DPRNM, identidade emitida pelo Ministério da Justiça ou equivalente emitido por países do Mercosul, inclusive em formato digital.

Também é obrigatório levar caneta esferográfica de tinta preta e corpo transparente. Embora não seja exigido, o Inep recomenda que o participante leve o Cartão de Confirmação de Inscrição. Todos os objetos pessoais, como celular, tablet, relógios inteligentes e afins, devem ser desligados e guardados no envelope porta-objetos fornecido na sala. A Declaração de Comparecimento, se necessária, também deve ser inserida nesse envelope.

As provas serão divididas por áreas do conhecimento. Para quem busca o diploma do ensino fundamental, o conteúdo está dividido em quatro avaliações: Ciências Naturais (Ciências), Matemática, Linguagens (Português, redação, línguas estrangeiras, artes e educação física) e Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia). Já os que buscam a certificação do ensino médio farão provas de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia), Matemática, Linguagens e Redação, e Ciências Humanas.

Criado em 2002, o Encceja é voltado para jovens e adultos que não concluíram seus estudos no tempo regular. O exame é gratuito, voluntário e serve como instrumento de avaliação e certificação tanto para o ensino fundamental quanto para o médio. Além de ser referência nacional para essa modalidade, o Encceja auxilia no planejamento de políticas públicas e na melhoria da qualidade da educação voltada para jovens e adultos em todo o país.