O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta sexta-feira (1º) que está aberto ao diálogo com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva. “Ele pode falar comigo quando quiser”, afirmou o norte-americano durante uma coletiva de imprensa.
Trump justificou o tarifaço imposto recentemente a produtos brasileiros dizendo que “as pessoas que estão comandando o Brasil fizeram a coisa errada”. A declaração foi dada em meio ao aumento de tensões comerciais entre os dois países.
Apesar do tom crítico, Trump não descartou a possibilidade de rever a decisão. “Vamos ver o que acontece, mas eu amo o povo do Brasil”, afirmou.
As falas do presidente norte-americano surpreenderam o governo brasileiro, que avalia que houve uma sinalização inicial de abertura por parte de Trump.
Lula aberto ao diálogo
Em declarações recentes, o presidente Lula tem defendido o Brasil como um país historicamente habilidoso em negociações internacionais e disse estar disposto a conversar. “O Brasil sempre foi um bom negociador com o mundo inteiro, sobretudo com quem quer conversar”, destacou.
Em entrevista ao jornal The New York Times, Lula comentou o tarifaço imposto pelos Estados Unidos, que pode chegar a 50%. “Espero que o presidente dos Estados Unidos reflita sobre a importância do Brasil e faça o que, no mundo civilizado, se costuma fazer. Há divergência? Coloca-se a divergência de lado e tenta-se resolver, e não de forma abrupta, individual, decidir que vai taxar o Brasil em 50%”, disse o presidente brasileiro.