A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) anunciou, nesta quinta-feira (31), a redução do número de viagens do sistema ferroviário que atende a Região Metropolitana de Maceió. A medida foi tomada devido às restrições orçamentárias impostas pelo Governo Federal para este ano e aos prejuízos provocados pelo afundamento de bairros na capital alagoana.
Segundo a companhia, a decisão visa provocar o menor impacto possível para os usuários. Com isso, foram suspensas duas viagens completas no trecho entre as estações Jaraguá e Lourenço de Albuquerque.
A situação é consequência direta do desastre ambiental causado pela Braskem. Desde 1º de abril de 2020, os trens deixaram de circular entre as estações Bom Parto e Bebedouro, por recomendação da Defesa Civil de Maceió, após o colapso do solo na região.
Desde então, a CBTU perdeu mais da metade do total de passageiros transportados, o que impactou fortemente sua arrecadação. Muitas viagens registram baixa ocupação e, em alguns trechos, os trens circulam praticamente vazios.
Diante desse quadro, a CBTU Maceió informou que a adequação da grade horária é necessária para manter a viabilidade financeira da operação ferroviária na capital.