A Polícia Civil de Alagoas deflagrou, nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (1º), a Operação Shamar, com o objetivo de prevenir e combater crimes relacionados ao feminicídio e à violência contra a mulher em todo o estado.
A ação integra as atividades da campanha Agosto Lilás e cumpre 32 mandados de prisão contra suspeitos de praticar crimes previstos na Lei Maria da Penha, incluindo violência doméstica, feminicídio, estupro, ameaças, lesão corporal, estupro de vulnerável, entre outros delitos.
Sob o comando do delegado-geral Gustavo Xavier e a coordenação da delegada Ana Luiza Nogueira, que lidera as Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (DEAMs), a operação acontece de forma simultânea em diversos municípios alagoanos, entre eles Maceió, Arapiraca, Penedo, Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia.
A ação mobiliza um grande efetivo policial, com a participação de equipes da DEAM, DEACLE, CORE, DRACCO, SAER, DCCCA, OPLIT, além de delegacias especializadas, distritais e do apoio da Operação Aérea da Secretaria de Segurança Pública (SSP).