07/10/2025 15:54:27

Alagoas
31/07/2025 15:00:00

Nova captação de órgãos no Hospital Regional do Norte beneficia cinco pacientes da fila de transplantes

Nova captação de órgãos no Hospital Regional do Norte beneficia cinco pacientes da fila de transplantes

Cinco pessoas que aguardavam por um transplante foram beneficiadas com a captação de múltiplos órgãos realizada nesta terça-feira (29) no Hospital Regional do Norte (HRN), em Porto Calvo. A ação só foi possível graças à autorização da família de um paciente de 51 anos que teve morte encefálica após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). A unidade é vinculada à Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau).

Foram doados dois rins, duas córneas e um fígado, o que permitiu que esses órgãos fossem destinados a pacientes da fila nacional de transplantes. A decisão da família trouxe esperança a quem aguarda por uma nova chance de viver.

De acordo com o médico intensivista Jairo Xavier, o gesto da esposa do doador foi fundamental. “Ela permitiu que, mesmo diante da perda, outras famílias não precisem passar pela mesma dor. Esse ato de solidariedade salvou vidas e proporcionou recomeços”, afirmou.

A coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas, Daniela Ramos, destacou a importância da conversa sobre o tema. “É essencial que as famílias falem sobre doação ainda em vida. A autorização é um ato de amor e de empatia que pode mudar destinos”, ressaltou.

Segundo os dados mais recentes, Alagoas tem registrado aumento expressivo no número de transplantes. Em 2023, foram realizados 96 procedimentos, sendo 86 de córneas, sete de fígado e três de rins. Já em 2024, o número subiu para 171: 141 transplantes de córneas, 14 de rins, 14 de fígado e dois de coração. Apenas neste ano, 67 procedimentos já foram realizados.

Apesar dos avanços, a demanda ainda é alta. Atualmente, 586 pacientes aguardam por um transplante em Alagoas: três por coração, 17 por rim, sete por fígado e 559 por córnea.