07/10/2025 15:56:39

Atualidade
31/07/2025 14:00:00

Suco de laranja, petróleo e aviões ficam fora da lista de taxações ao Brasil

Suco de laranja, petróleo e aviões ficam fora da lista de taxações ao Brasil

O governo dos Estados Unidos decidiu poupar diversos produtos brasileiros da nova rodada de tarifas que será aplicada ao país, reduzindo o impacto que inicialmente era previsto por especialistas do setor econômico. A medida, confirmada por meio de decreto assinado pelo ex-presidente Donald Trump, prevê taxas de 50%, mas com 694 exceções listadas.

Entre os produtos que não serão atingidos pelo tarifaço estão o suco de laranja (em diferentes versões), materiais utilizados na construção de aeronaves, tipos de aviões, petróleo e seus derivados, madeira tropical, celulose, além de prata e ouro não monetário em barras.

Já itens como café, carne, pescados e frutas em geral seguem na lista dos que sofrerão sobretaxação. O governo norte-americano informou também que o início da vigência das novas tarifas foi adiado para 6 de agosto — anteriormente, elas começariam a valer já nesta sexta-feira (1º).

O decreto assinado por Trump menciona, além das razões comerciais, questões políticas internas brasileiras. Segundo o texto, o processo judicial que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado e as ações do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, foram citados como justificativas para a imposição das sanções. Moraes, inclusive, também foi alvo de medidas anunciadas pelo governo norte-americano.

Entre os principais produtos brasileiros isentos das tarifas estão castanhas-do-pará com casca, polpa e sucos de laranja (em várias formas), componentes para fabricação de aviões, ferro-gusa, além de metais preciosos como ouro e prata em formas brutas.

A lista completa com todos os produtos isentos e sobretaxados pode ser consultada no site oficial da Casa Branca, onde o decreto foi publicado.

É possível conferir a lista completa de produtos sobretaxados e derivados no decreto publicado no site da Casa Branca