Uma operação interestadual foi deflagrada na manhã desta quarta-feira, 30, com o objetivo de desarticular uma quadrilha especializada em furtar veículos apreendidos dos pátios do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT). A ação, batizada de Sem Limites, ocorre de forma simultânea nos estados de Alagoas, Pernambuco, Bahia e Sergipe e já resultou na recuperação de 27 veículos.
As investigações revelaram que os integrantes do grupo utilizavam documentos falsificados para retirar indevidamente os veículos dos pátios. Os automóveis recuperados estão sendo encaminhados para o pátio da Delegacia Geral, no bairro de Jacarecica, em Maceió.
Segundo a polícia, a quadrilha causava prejuízos a proprietários, ao Estado e aos municípios. O grupo focava em veículos recolhidos por infrações administrativas, falsificava procurações em nome dos donos legítimos e conseguia a liberação dos automóveis, que posteriormente eram comercializados ou desmontados.
A liberação dos veículos acontecia sem o conhecimento dos servidores responsáveis pelos pátios e também sem a ciência dos proprietários, que só descobriam o furto ao comparecerem para recuperar seus bens.
Ainda não se sabe ao certo quantas pessoas foram prejudicadas pelo esquema. O delegado-geral Gustavo Xavier recomendou que os proprietários que tiveram seus veículos apreendidos e sob custódia do Detran ou DMTT verifiquem pessoalmente se os bens continuam nos respectivos pátios.