Terminam nesta quarta-feira (30) as inscrições para a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND). Os interessados devem se inscrever exclusivamente por meio do Sistema PND. A prorrogação do prazo foi anunciada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame.
O prazo também vale para solicitações de atendimento especializado, como para pessoas com deficiência, idosos, gestantes, lactantes e o uso do nome social por pessoas trans.
Embora a PND não seja um concurso público, ela poderá ser utilizada como parte dos processos seletivos para professores em redes estaduais e municipais de ensino. Por isso, vem sendo comparada ao Concurso Nacional Unificado, sendo chamada informalmente de “CNU dos Professores”.
Quem pode participar
Podem se inscrever na PND os estudantes que concluírem cursos de licenciatura em 2025 e estejam inscritos no Enade. Esses estudantes são automaticamente isentos da taxa de inscrição. Também podem participar professores formados em licenciaturas que tenham interesse em prestar concursos ou processos seletivos em redes que utilizem a nota da PND como parte da seleção.
Taxa de inscrição
Para os que não são isentos ou tiveram o pedido de isenção negado, o pagamento da taxa de R$ 85 deve ser feito até sexta-feira (1º). A Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) é gerada no momento da inscrição e pode ser paga em agências bancárias, lotéricas ou aplicativos de bancos. Quem precisar reimprimir a guia deve acessar o Sistema PND com login do portal Gov.br.
Objetivo da PND
Criada em 2024, a PND integra o programa Mais Professores para o Brasil, voltado à valorização do magistério e ao fortalecimento da formação docente. A iniciativa busca ampliar o ingresso de profissionais qualificados no ensino público e prevê atender 2,3 milhões de docentes no país.
A edição de 2025 já conta com a pré-adesão de 22 estados e 1.508 municípios, incluindo 18 capitais. A prova pode ser usada como fase única ou como etapa complementar em seleções locais, que podem incluir avaliação prática e análise de títulos.
Aplicação da prova
A prova será realizada no dia 26 de outubro e terá como base teórica a estrutura do Enade para cursos de licenciatura. O exame contemplará 17 áreas de formação:
Artes visuais
Ciências biológicas
Ciências sociais
Computação
Educação física
Filosofia
Física
Geografia
História
Letras – inglês
Letras – português
Letras – português e espanhol
Letras – português e inglês
Matemática
Música
Pedagogia
Química
A expectativa é de que a PND se torne um instrumento de referência na valorização da docência e na melhoria da qualidade da educação pública no Brasil.