11/12/2025 09:45:53

Educação
29/07/2025 12:00:00

Encceja: cartão de confirmação de inscrição já pode ser consultado

Encceja: cartão de confirmação de inscrição já pode ser consultado

Os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2025 já podem acessar o cartão de confirmação de inscrição por meio do Sistema Encceja. A prova será aplicada em todo o Brasil no próximo domingo, dia 3 de agosto.

O cartão apresenta informações como número de inscrição, data, horário e local da prova, além de orientações importantes para a realização do exame. Também estão indicadas no documento eventuais solicitações aprovadas, como uso de nome social ou necessidade de atendimento especializado.

Embora não seja obrigatório levar o cartão no dia da prova, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que os participantes o tenham em mãos para evitar imprevistos.

As provas serão aplicadas em dois turnos no domingo. No período da manhã, os portões serão abertos às 8h e fechados às 8h45, com início às 9h e término às 13h. À tarde, os portões abrem às 14h30 e fecham às 15h15, com a prova sendo aplicada das 15h30 às 20h30. Participantes com direito a tempo adicional terão mais 60 minutos para concluir o exame, conforme previsto.

Para o ensino fundamental, o Encceja cobrará conhecimentos em quatro provas objetivas com conteúdos de ciências, matemática, língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, história, geografia, filosofia e sociologia, além de redação.

No ensino médio, os candidatos serão avaliados em química, física, biologia, matemática, língua portuguesa e redação, inglês, espanhol, artes, educação física, história, geografia, filosofia e sociologia.

Organizado pelo Inep desde 2002, o Encceja avalia os conhecimentos adquiridos pelos participantes dentro e fora da escola. Os resultados são utilizados por secretarias estaduais e institutos federais de educação como base para certificar a conclusão dos ensinos fundamental e médio. Além de representar uma oportunidade de retomada da trajetória escolar, o exame serve como referência nacional na avaliação da educação de jovens e adultos.