Apesar do histórico de disputas ocasionais, Camboja e Tailândia vinham conseguindo manter o controle sobre tensões na extensa fronteira que compartilham, coberta por florestas e áreas contestadas por ambos os lados. Conflitos mais sérios ocorreram em 2008 e 2011, quando confrontos armados resultaram em cerca de 40 mortes, mas na época, as hostilidades foram rapidamente contidas por meio de diálogo entre os governos.
Até mesmo recentemente, em maio, após a morte de um soldado cambojano, os dois países demonstraram disposição para evitar uma escalada. Na ocasião, encontros entre comandantes militares das duas nações ajudaram a apaziguar os ânimos.
No entanto, o cenário mudou drasticamente na quinta-feira (24/7), quando uma conversa vazada provocou uma reviravolta e fez o conflito sair do controle. Desde então, os combates já resultaram em mais de 30 mortes, reacendendo a tensão entre os países vizinhos.
A revelação do conteúdo da conversa e seus desdobramentos ainda estão sendo analisados pelas autoridades e pela imprensa internacional, enquanto a comunidade internacional acompanha com preocupação o agravamento da crise.