O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) comemora 20 anos de existência com um evento especial nesta segunda-feira (28), no auditório da Reitoria, das 8h30 às 17h. O evento contará com palestras e debates, com a participação de acadêmicos, autoridades e profissionais da área.
Pela manhã, a programação inclui uma palestra do secretário estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gino César Paiva, que abordará os avanços e desafios do setor ambiental em Alagoas. À tarde, a partir das 13h30, será realizada uma mesa-redonda sobre as perspectivas e caminhos para os engenheiros ambientais e sanitaristas. Estarão presentes a diretora executiva de desenvolvimento sustentável e operações da Prefeitura de Maceió, Kedyna Tavares; o doutor em Engenharia Civil e professor da Ufal, Antônio Netto; e o engenheiro ambiental e sanitarista da Mais Ambiental, Tairo do Vale.
O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Ufal foi criado em 27 de julho de 2005, por meio da resolução n° 20/2005 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), em resposta às crescentes demandas sociais e ambientais. A primeira turma se formou em 2006, e, ao longo dos anos, o curso tem formado profissionais altamente capacitados para enfrentar desafios ambientais, com foco em sustentabilidade, gestão de resíduos e conservação dos recursos naturais.
Com uma proposta pedagógica multidisciplinar, o curso integra conhecimentos das ciências exatas, naturais e sociais, proporcionando aos alunos uma formação sólida, crítica e ética. O currículo é atualizado conforme os avanços tecnológicos, novas legislações ambientais e as metas globais de sustentabilidade, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Recentemente, em 22 de julho, o curso implementou o Programa de Gestão Socioambiental (PGSA), tornando-se pioneiro na Ufal com a adoção de políticas sustentáveis na universidade. A iniciativa será expandida para todos os cursos e campi da instituição.
A comemoração dos 20 anos do curso reflete sua consolidação como um centro de excelência no ensino, pesquisa e extensão, contribuindo de maneira significativa para o desenvolvimento sustentável de Alagoas e do Brasil.