O vereador Leonardo Dias (PL) denunciou nesta quarta-feira (23) o uso de ônibus escolares, com placas do município de União dos Palmares, para transportar integrantes de movimentos sem-terra até o Centro de Maceió, onde realizaram um ato de invasão. A denúncia foi feita com base em imagens gravadas por ele e publicadas em suas redes sociais.
Segundo o parlamentar, os ônibus foram utilizados inicialmente no dia 22 de julho para trazer os manifestantes do interior até a capital alagoana, onde a ação gerou transtornos a ambulantes, comerciantes e lojistas da região. Já nesta quarta, Dias retornou ao local e afirmou ter constatado que os mesmos veículos estavam sendo utilizados para levar os participantes de volta ao ponto de origem.
“Ontem, alguns ônibus escolares foram vistos trazendo pessoas do interior para o movimento sem-terra invadir o Centro, impactando a vida de ambulantes, lojistas e comerciantes. Hoje, estive no Centro de Maceió e constatamos que esses ônibus estavam sendo usados para retirar os sem-terra do local. Vamos questionar o Ministério Público sobre a legalidade desse tipo de transporte”, declarou o vereador.
O vídeo divulgado por Leonardo Dias também mostra relatos de ambulantes que alegam prejuízos em decorrência da movimentação no Centro. Uma comerciante afirma, na gravação, que não conseguiu realizar nenhuma venda durante o dia da manifestação.
Diante do ocorrido, o vereador informou que irá acionar o Ministério Público para apurar se houve irregularidades no uso de veículos escolares custeados com recursos públicos para fins não educacionais.