07/10/2025 19:20:30

Acidente
23/07/2025 02:00:00

Bolsa Família: 958 mil famílias superam a pobreza e deixam o programa

Bolsa Família: 958 mil famílias superam a pobreza e deixam o programa

Quase um milhão de famílias brasileiras deixaram de receber o Bolsa Família no mês de julho por um motivo positivo: superaram a linha da pobreza com o aumento da renda proveniente do trabalho. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, foram 958 mil famílias — cerca de 3,5 milhões de pessoas — que conseguiram melhorar suas condições financeiras e, assim, saíram do programa.

De acordo com o ministro Wellington Dias, a principal razão para essa mudança foi a conquista de empregos estáveis ou o avanço no empreendedorismo. Do total, 536 mil famílias encerraram o ciclo de 24 meses da chamada regra de proteção, recebendo 50% do benefício por terem atingido renda per capita entre R$ 218 e meio salário mínimo.

O ministro explicou que o governo oferece apoio contínuo a essas famílias, com ações voltadas para qualificação profissional e incentivo ao empreendedorismo, como forma de promover a autonomia financeira. “Damos a mão para essas pessoas se qualificarem e estruturarem seus negócios. Foi assim que 3,5 milhões de pessoas saíram da pobreza só neste ano”, afirmou.

Desde o início do governo Lula, em 2023, mais de 8,6 milhões de pessoas saíram da pobreza. Somando esse número aos resultados anteriores, o ministro destacou que quase 24 milhões de brasileiros deixaram essa condição por meio da geração de renda.

Wellington Dias também criticou o preconceito contra os beneficiários do programa, lembrando que muitos são injustamente acusados de não quererem trabalhar. Ele reforçou que há exigências para receber o benefício, como manter os filhos na escola, participar de programas de qualificação profissional e acessar políticas de apoio a pequenos negócios.

Segundo ele, essas ações têm contribuído para a ascensão social dos beneficiários. “Muitos estão saindo do Bolsa Família e ingressando na classe média, que está crescendo com a inclusão de parte significativa desse público”, concluiu.