07/10/2025 19:21:52

Geral
22/07/2025 16:00:00

Senador dos EUA ameaça taxar Brasil em 100% se país seguir comprando petróleo russo barato

Senador dos EUA ameaça taxar Brasil em 100% se país seguir comprando petróleo russo barato

O senador americano Lindsey Graham fez uma grave ameaça de impor tarifas de até 100% sobre os países que continuarem comprando petróleo barato da Rússia, com o Brasil sendo um dos alvos mencionados. Em uma entrevista à Fox News nesta segunda-feira, 21 de julho, Graham afirmou que os Estados Unidos poderiam aplicar tarifas pesadas em países que facilitam a continuidade da guerra da Rússia ao adquirir petróleo de baixo custo do país.

"Se vocês continuarem comprando petróleo barato da Rússia para permitir que essa guerra continue, nós vamos colocar um inferno de tarifas, esmagando a sua economia", disse o parlamentar da Carolina do Sul, apontando diretamente para China, Índia e Brasil, os três países que, segundo ele, compram 80% do petróleo russo.

Graham criticou essas nações, alegando que elas ajudam a financiar a máquina de guerra de Putin, afirmando que os EUA imporiam uma tarifa de 100% sobre o petróleo russo se a prática continuar. "Se isso continuar, vamos impor 100% de tarifa para esses países. Punindo-os por ajudar a Rússia", afirmou.

Ele ainda sugeriu que a China, a Índia e o Brasil terão que escolher entre manter uma boa relação econômica com os Estados Unidos ou continuar ajudando a Rússia. Graham finalizou sua declaração afirmando que, apesar das sanções, Putin ainda poderia sobreviver à pressão, mas que as economias dos países compradores de petróleo russo teriam que decidir entre apoiar a Rússia ou a economia americana.

A declaração do senador ocorre em um contexto em que os Estados Unidos continuam a apoiar a Ucrânia com armas para enfrentar os ataques russos, evidenciando a tensão crescente entre as nações em relação à guerra na Ucrânia.