Candidatos interessados em participar do Concurso Nacional Unificado (CNU) relataram problemas técnicos no site de inscrições, que se encerraram no domingo (20) às 23h59. A falha impediu muitos de concluir o processo, com registros de dificuldades no carregamento da página, mensagens de erro como “cargo não encontrado” e “seu CPF já está em uso”, além de travamentos durante o preenchimento do formulário de inscrição.
Embora o MGI (Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos) não tenha confirmado oficialmente a instabilidade, a FGV Concursos, responsável pela organização do concurso, recebeu 371 reclamações entre 22h30 de domingo e 1h30 de segunda-feira, a maioria relacionada a problemas no processo de inscrição e pagamento. Nenhuma dessas queixas foi respondida pela banca organizadora.
O que fazer se não consegui me inscrever, mas tenho prints?
O advogado Gabriel Britto Silva orienta que candidatos que comprovarem com prints de tela que não conseguiram se inscrever devido a falhas no site podem entrar com uma ação judicial. A ação deve ser direcionada ao Juizado Especial Federal mais próximo, com o pedido para que o juiz determine, liminarmente, a efetivação da inscrição, com base nas falhas documentadas.
Para iniciar o processo, o candidato pode apresentar as imagens e provas das tentativas de inscrição dentro do prazo, como prints de tela com registros da falha. A decisão do juiz será baseada nas provas e no seu julgamento.
Como pagar a inscrição do CNU
Caso a inscrição tenha sido realizada com sucesso, o pagamento da taxa deve ser feito até às 23h59 desta segunda-feira (21). O processo pode ser realizado da seguinte forma:
Acesse o site https://conhecimento.fgv.br/cpnu2 e clique em "Página de Acompanhamento".
Faça login com sua conta Gov.br.
Encontre o “Concurso Público Nacional Unificado – CNPU 2” e clique em “Pagamento”.
Selecione a forma de pagamento (Pix, cartão de crédito ou boleto).
Efetue o pagamento até o prazo final.
É recomendado realizar o pagamento com antecedência, especialmente para boletos, que podem depender do horário comercial para sua efetivação.
Se houver mais dúvidas, os candidatos podem entrar em contato com a banca organizadora pelo telefone 0800 591 0452 ou pelo email cpnu2@fgv.br.